Skip to main content

Como passar no exame de certificação PMP®

A decisão de realizar uma certificação é um marco profissional e que deve ser tratado com a devida importância, ainda mais quando se trata de uma certificação tão cobiçada como é a certificação PMP®.

O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute, PMI), é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Oferece oito certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais, a de Profissional em Gerenciamento de Projetos PMP®, que conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo.

A preparação para a certificação PMP® exige planejamento, disciplina e foco para obter os resultados esperados e atingir o objetivo. Por isso, é preciso deixar claro que não existe formula mágica, é necessário muito estudo e dedicação.

A certificação PMP® é a certificação profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente na área de Gerenciamento de Projetos. Atesta aos empregadores, clientes e colegas que um gerente de projetos possui conhecimento, experiência e habilidades em gerenciamento de projetos para que os projetos sejam realizados com êxito.

É preciso tratar a certificação PMP® como um projeto, e dessa forma planejar todos os passos, desde a etapa de requisição de elegibilidade, plano de estudos e até mesmo a logística para realização da prova.

Análise de Investimentos

O planejamento prévio do investimento necessário para obter uma certificação é primordial. É preciso analisar os custos que terá com voucher da certificação, deslocamento, hospedagem, alimentação e até mesmo o seu tempo dedicado a estudos.

Se você já é membro do PMI, o voucher tem um custo de $405.00 dólares, caso contrário, pagará $555.00. Portanto, se está em dúvida quanto a se tornar membro, vá em frente, pois os benefícios compensam.

Quanto a logística, para realização da prova é necessário deslocar-se até um Centro de Testes Promitec.

Atualmente no Brasil temos apenas 6 cidades que estão aptas a fornecer a prova no computador: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo.

Caso prefira realizar a prova no papel, poderá realizar em: Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Salvador, Sergipe e Vitória.

Após esta análise de viabilidade, você conseguirá determinar quando terá os recursos necessário para realizar o exame.

Elegibilidade
A certificação PMP® tem uma série de requisitos para permitir que um candidato torne-se elegível para a realização do exame. Esses requisitos muitas vezes acabam inibindo os candidatos, mas não são nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário, são exigências necessárias para manter um nivelamento inicial dos candidatos.

Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
35 horas de formação em gerenciamento de projetos
35 horas de formação em gerenciamento de projetos
Se você atende aos requisitos, sugiro quatro passos para obter a elegibilidade:

Atente-se ao fato de que 10% das submissões de elegibilidade acabam em auditoria, dessa forma, é recomendado que já prepare toda a documentação necessária, para caso tenha que enviar ao PMI.

Meu Plano de Estudos
Obtive minha certificação PMP® em 2015, como já fazia alguns anos que havia concluído MBA em Gerenciamento de Projetos, decidi que meu projeto de certificação duraria 3 meses, esse seria o tempo suficiente para retomar os estudos e estar apto para a realização do exame.

Logo após ter efetuado a viabilidade econômica e ter me tornado elegível para realizar o exame, eu optei por já marcar a data. Dessa forma eu não poderia mais desistir, ou postergar a realização do exame esperando me sentir pronto, pois estaria comprometido. Portanto, recomendo essa tática a todos que pretendem prestar o exame, realize o agendamento antes mesmo de começar estudar.

Reuni meu arsenal para estudos que resumo em:
  • PMBOK
  • Livro da Rita Mulcahy
  • Hot Topics da Rita Mulcahy
  • Preparatório Andriele Ribeiro
  • Simulado PM FASTrack
  • Simulado PMTotal

Montei um cronograma de estudos de segunda-feira à sábado, pelo período de 2h por dia de segunda à sexta e 4h no sábado. A cada semana eu estudava uma área de conhecimento e realiza o simulado da área estudada no sábado.

Mantive o foco apenas no material que havia selecionado, sem buscar material extra na internet, pois isso poderia mais prejudicar do que ajudar. Utilizei a metodologia Cornell Notes para estudar e isso me ajudou muito! Se você não conhece esta metodologia recomendo fortemente que passe a conhecer, é uma forma muito simples e prática, que te auxiliará em qualquer tipo de estudo.

Foi necessário manter a disciplina de estudos durante o período que planejei, ou seja, o horário determinado para estudo era sagrado, eu precisava ficar sempre 100% focado, sem interrupções, portanto, o apoio da família é fundamental para essa conquista.

Me senti seguro para realizar o exame quando consegui atingir 90% no simulado FASTrack, esse foi o marco para ficar tranquilo e ver que estava realmente preparado.

O Exame
O exame tem duração máxima de 4 horas e possui 200 questões de múltipla escolha, antes da prova você tem um período de 15 minutos para ler as instruções, aproveite esse tempo para escrever as fórmulas e realizar alguma anotação no papel de rascunho, assim evitará que algum “branco” possa ocorrer no meio do exame.

A maioria das questões são muito parecidas com os simulados, tanto do FASTrack quanto do PMTotal. Muitas vezes irá parecer que há mais de uma alternativa certa e você precisará escolher a mais correta, isso faz com que você perca um tempo valioso, portanto, procure evitar qualquer tipo de interrupção.

Após responder todas as questões e concluir o envio, levará cerca de 30 segundos para aparecer o resultado na tela, a sensação de alívio e êxtase com a aprovação é algo indescritível, um misto de orgulho e gratidão.

Espero que este artigo tenha agregado e te inspirado a seguir em frente para conquistar sua certificação, tenho certeza que com um bom planejamento, disciplina, foco e dedicação você poderá desfrutar desse sentimento incrível que a aprovação proporciona.

Um abraço e boa sorte!